sexta-feira, 18 de março de 2011

Perigeu Lunar dia 19/03

Para quem a admira, neste sábado (19) a lua cheia será a maior das últimas duas décadas.

O fenômeno ocorre porque chega o pico máximo do ciclo chamado “Perigeu Lunar” e a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Uma noite dessas em Brasília (Foto: Rogério Tomaz Jr.)

Pena que boa parte do Brasil não poderá testemunhar plenamente o evento devido ao tempo nublado que vai prevalecer no final de semana.

De qualquer modo, fiquemos tod@s atent@s e com as câmeras engatilhadas.

Vale lembrar que 19 de março também é Dia de São José, padroeiro dos pescadores.

Vale a pena lembrar que um das vidas de Saint Germain foi São José!!

Madame Sadala!

Feliz Ano Novo

O MUNDO VERÁ A MAIOR LUA CHEIA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS – “SUPERMOONS”

O mundo está prestes a presenciar a aparição da maior lua cheia das duas últimas décadas. Na semana que vem este satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.

No dia 19 de março, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite celeste quando ela atinge o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.

É esperado um espetáculo visual quando a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita – chegará mais próxima do nosso planeta desde 1992.

A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis.

Este fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’ que esta conectado com o as extremas manifestações do clima - como os terremotos, vulcões e tsunamis. A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.

O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.

Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.

Um comentário:

  1. No ano que vem 2012 teremos a regência da Lua finalizando seu ciclo em um período de 35 anos regidos pelo Sol até 2016 ...muita atenção aos EUA ... que tem fortíssimas ligações lunares além de ser canceriano ( 04 de Julho ) ... se lembrarmos em 2005 ( ''7'' anos anteriores a 2012 ) o Katrina representou a natureza ... atenção aos sinais do Universo'' ...(NILTON SCHUTZ)

    ResponderExcluir