quinta-feira, 4 de março de 2010

O VÉU

Afinal.. o que é o Véu?

Procure pesquisar sobre o véu e sua simbologia na Internet e você ficará bem surpresa em saber o mistério que ronda esta peça cheia de simbologia, mas que só a mulheres sabem dizer através da intuição seu verdadeiro significado; ou seja.. você jamais encontrará seu significado!

O significado do Véu é passado de mãe para filha, sacerdotisas para neófitas e de mulheres para mulheres.

Homens tentaram se envolver com o assunto. Onde puseram as mãos, acabaram distorcendo seu significado com o intuito de “velar” o verdadeiro poder da mulher. Principalmente aqueles ligados ao clero e as religiões.

A Palavra véu é derivada do verbo velar, que tem o sentido de ocultar, esconder...

Para o povo mais antigo do planeta, os índios...

o véu ou xale (que é utilizado sobre a cabeça e/ou sobre os ombros e apenas por mulheres) eram tecidos manualmente pelas mulheres mais sábias e mais velhas da tribo que entregavam suas peças as gerações seguintes, colocando na peça toda magia, sabedoria e energia de seus ancestrais.

Os véus eram confeccionados com o fio do bicho da seda, com a lã dos carneiros ou com a fibra vegetal extraída do algodão.

Para este povo, tomar o Véu ou Xale, assim como diversos ensinamentos assinalaram o árduo caminho de volta ao coração, ao espírito e ao lar interior.

O Véu ou Xale simboliza o retorno ao lar e aos braços da mãe terra e significa sentir-se envolvida pelo seu amor e pela sua proteção. Quem quisesse merecer a Tomada do Véu ou Xale deveria retornar aos ensinamentos de seu povo e seguir honrando o caminho de seus ancestrais, abandonando as mazelas do mundo material. Nós estamos aqui para nos curarmos e assim podermos descobrir os nossos papeis na Criação.

Cada pessoa que toma o véu ou Xale encontra seu próprio equilíbrio. Ao tomar o Véu ou Xale, aprendemos a reconhecer a beleza que existe em cada expressão única da criação, seja ela humana, das criaturas, das pessoas-plantas, das pessoas-pedras, ou até mesmo dos nossos piores inimigos. Algumas pessoas podem achar muito pesado carregar o Véu ou Xale em seus ombros, já que isso significa assumir o compromisso de viver o tempo todo em harmonia.

Tomar o Véu ou Xale também significa que se deseja trocar informações ou deixar que vivam todos os ensinamentos tradicionais para que a excelência de cada um possa ser compartilhada por muitos.

É tempo de se livrar do “Eu Egoísta” e tomar o Véu que cobre o Eterno NÓS!

Tome seu véu!... sinta o poder da Mãe Terra fluir por sua representante mais fiel, você mulher. Tome seu Véu e sinta também a responsabilidade de amar os outros, de amar aqueles que se esqueceram de trilhar o Caminho Sagrado, que não encontraram ainda o Caminho de volta ao lar.


1º Véu: O véu vermelho está associado a Marte e ao chakra base, sua retirada significa a vitória do amor cósmico e da confiança sobre a agressividade e a paixão. "Vermelho simboliza aproximação, encontro. É uma cor associada a dinamismo, força, energia, movimento, coragem, esplendor, intensidade, vigor, glória, ação, alegria comunicativa, extroversão".

Na dança, Entra-se com o véu vermelho, com movimentos fortes de véu e quadris, como batidas e shimies. Normalmente o véu vermelho mede 3 metros.

2º Véu: O véu laranja representa Júpiter e o chakra sexual, que dissolve o impulso dominador e dá vazão ao sentimento de proteção e ajuda ao próximo. O véu fica preso no quadril. "Laranja simboliza o flamejar do fogo. É uma cor associada a força, luminosidade, energia, alegria"

Executa-se movimentos de shimies, oitos, redondos, o véu acompanha com movimentos na altura do chakra.



3º Véu: O véu amarelo representa o Sol e o chakra plexo solar , que elimina o orgulho e a vaidade excessiva, trazendo confiança, esperança e alegria. O véu amarelo fica cobrindo a barriga.

"Amarelo simboliza a cor da luz irradiante em todas as direções. É uma cor associada a iluminação, conforto, esperança, idealismo, espontaneidade, originalidade, expectativa"


4º Véu: O véu verde corresponde a Mercúrio e ao chakra cardíaco, que mostra a divisão e a indecisão sendo vencidas pelo equilíbrio entre os opostos. "Verde simboliza a faixa harmoniosa que se interpõe entre o céu e o Sol. É uma cor reservada e de paz repousante e pode ser associada a abundância, segurança, crença, firmeza, coragem, liberdade, tolerância".

5º Véu: Vênus e o chakra laríngeo é o véu azul, a qual revela que a dificuldade de expressão foi superada, em prol do bom relacionamento com os entes queridos. O véu pode ficar no pescoço ou no outro braço preso ao bracelete. "Azul simboliza movimentação para o infinito. É uma cor associada a verdade, intelectualidade, precaução, confiança".


6º Véu: O véu lilás, que representa Saturno e o chakra frontal, mostra a dissolução do excesso de rigor e seriedade, a conquista da consciência plena e o desenvolvimento da percepção sutil. "Violeta simboliza identificação. É uma cor associada a calma, dignidade, transformação"


ou Branco = 7º véu!!...: Finalmente a Lua e o chakra coronário estão associados à cor branca ou ao prateado (a união de todas as cores). A queda do último véu mostra a imaginação transformada em pensamento criativo e pureza interior.

"Anil simboliza tranqüilidade. É uma cor associada a clareza, persistência, elasticidade da vontade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário